Carteira do celíaco é emitida em mutirão em Cuiabá para garantir direitos

Mutirão realizado pela Setasc em Cuiabá emite Carteira de Identificação do Celíaco, assegurando prioridade em serviços públicos e privados.

Fonte: CenárioMT

Carteira do celíaco é emitida em mutirão em Cuiabá para garantir direitos
Carteira do celíaco é emitida em mutirão em Cuiabá para garantir direitos - Foto: Junior Silgueiro

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) iniciou nesta segunda-feira (15) o mutirão para emissão da Carteira de Identificação do Celíaco, no Ganha Tempo do CPA I, em Cuiabá. O atendimento segue até quarta-feira (17), das 8h às 17h.

Para solicitar o documento, é necessário apresentar um documento oficial com foto, o Registro Geral (RG), laudo médico que comprove a doença celíaca e uma fotografia da pessoa diagnosticada.

A iniciativa tem como objetivo garantir prioridade de atendimento em diferentes áreas, como saúde, educação e assistência social, além de facilitar o acesso a serviços públicos e privados. O documento ainda assegura refeições especiais em hospitais durante internações.

De acordo com o secretário da pasta, a ação representa um avanço no reconhecimento da condição e na defesa dos direitos das pessoas com doença celíaca em Mato Grosso. Ele ressaltou que a medida reforça o compromisso do Governo do Estado com políticas de inclusão, saúde e bem-estar.

A doença celíaca é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, proteína presente no trigo, centeio, cevada e aveia. Em indivíduos predispostos geneticamente, ela provoca inflamação nas células intestinais, exigindo cuidados específicos na alimentação.

Assim como já acontece com a Carteira de Identificação do Autista, a versão destinada às pessoas celíacas busca ampliar o acesso a direitos e promover maior dignidade no cotidiano dos cidadãos.