Duas edições da Operação Lei Seca foram realizadas em Cuiabá, Mato Grosso, na madrugada deste domingo (14.9), culminando na prisão de 16 pessoas. Quatorze delas foram detidas por embriaguez ao volante, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito, enquanto duas foram autuadas por adulteração veicular e favorecimento pessoal, previstos nos artigos 311 e 348 do Código Penal.
As ações ocorreram simultaneamente nas avenidas Tenente-coronel Duarte (Prainha), no bairro Dom Aquino, e Beira Rio, no bairro Grande Terceiro. Ao todo, 110 veículos foram fiscalizados e 114 testes de alcoolemia aplicados, resultando na remoção de 40 veículos — sendo 28 carros e 12 motocicletas.
Iniciadas por volta das 3h e encerradas às 6h, as operações também registraram 73 multas por consumo de álcool, ausência de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e irregularidades no licenciamento de veículos.
Para os condutores flagrados dirigindo embriagados, a multa inicial é de R$ 2,9 mil, podendo dobrar em caso de reincidência, além da suspensão da CNH e outras penalidades legais. O pagamento de fiança permite responder ao crime em liberdade.
A Operação Lei Seca é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e contou com a participação do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPMTran), Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), Detran, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT), Polícia Penal e Sistema Socioeducativo.