Os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre assinaram, nesta quinta-feira (11), um acordo de cooperação para ampliar a integração das forças policiais no enfrentamento ao crime organizado, especialmente o narcotráfico internacional. O termo foi formalizado em Cuiabá, na sede da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso.
A iniciativa, que conta com a participação dos secretários César Roveri (MT), José Américo Gaia (AC) e Felipe Vital (RO), é parte do programa “Tolerância Zero às facções criminosas” e busca aumentar a efetividade das ações de segurança na região amazônica.
O acordo prevê a criação de um protocolo para compartilhamento de informações essenciais, como imagens de videomonitoramento, dados criminais e relatórios de inteligência. A medida visa garantir respostas mais ágeis contra as organizações criminosas que atuam nas fronteiras entre os estados.
Além da troca de informações, o termo de cooperação também autoriza a realização de operações conjuntas em áreas de divisa e o intercâmbio de conhecimento e capacitação profissional entre as polícias. O objetivo é unificar esforços para combater de forma mais eficaz o crime em uma das regiões mais estratégicas do país.