Evento reforça demanda e aplicabilidade de inteligência artificial nas indústrias

Fonte: Assessoria/Amanda Simeone

Especialistas, empresários e profissionais da tecnologia participaram do evento “Inteligência Artificial na Indústria”, na quinta-feira (11.09), no auditório da Fiemt em Cuiabá, para debater aplicações práticas da tecnologia no ambiente industrial.

A iniciativa é do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Cointec/Fiemt) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Groso (Senai MT).

[Continua depois da Publicidade]

“O uso da inteligência artificial já é uma realidade na indústria e no agro, aumentando a competitividade e exigindo novos conhecimentos dos profissionais. Nosso papel no Senai é garantir formação de qualidade para que os profissionais estejam prontos para essa realidade”, afirmou o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.

“Nosso papel no Cointec é aproximar o ecossistema de inovação da indústria, trazendo tendências de mercado, tecnologia e inteligência artificial para fortalecer a competitividade. Com o apoio da Fiemt e de parceiros estratégicos, buscamos sempre o que há de mais atual para apoiar o desenvolvimento das indústrias de Mato Grosso”, afirmou o presidente do Cointec, Rodrigo Crosara

[Continua depois da Publicidade]

O evento trouxe uma palestra central sobre o tema, com o professor Paulo Marcos Figueiredo de Andrade, doutor em computação e criador de 106 cursos na plataforma Udemy, com quase 500 mil alunos em 158 países.

Cases de aplicação

O painel foi mediado por Henrique Zahner, coordenador de Estratégia e Novos Negócios do Instituto Senai de Tecnologia, e contou com a participação de Franco Machado (Mogai), Gabriel Portocarrero (Grupo Barralcool), que apresentara um case do Agro.ind, o programa de inovação aberta do IST MT para agroindústrias, que desenvolveu uma ferramenta para extração, processamento e execução de análises de imagens multiespectrais de satélites.

O outro case foi apresentado pelo especialista em negócios do hub de Inteligência Artificial do Senai Paraná, Caio Terra, e pelo gestor de Marketing da Inovally, Matheus Moraes. A empresa participou do programa de Residência em Inteligência Artificial do Paraná com foco em

Programa Senai de Inteligência Artificial

O público também conheceu o Programa Senai de Inteligência Artificial, apresentado pela gerente executiva de Inovação e Tecnologia do Senai MT, Naiara Galliani, e pelo gerente de Transformação Digital e Inovação do Senai MT, Marcos Ribeiro.

O programa integra educação, tecnologia e inovação para preparar a indústria brasileira para os desafios do futuro, conectando conhecimento teórico com aplicação prática em soluções que geram valor real para empresas e profissionais.​

“Nossa abordagem prática garante que o conhecimento em IA se transforme em resultados tangíveis, preparando profissionais e empresas para os desafios reais do mercado industrial”, pontua Naiara.

O Programa de Residência em Inteligência Artificial representa nosso exemplo mais concreto de aplicação prática, onde teoria e prática se encontram para formar especialistas altamente qualificados.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT