A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) recebeu nesta sexta-feira (12.09) uma delegação da Aapresid – Asociación Argentina de Productores en Siembra Directa, formada por produtores rurais e engenheiros agrônomos da província de Córdoba. O objetivo da visita foi conhecer de perto a produção agrícola mato-grossense e promover a troca de experiências sobre sistemas de cultivo, sustentabilidade, inovação tecnológica e os desafios enfrentados pelos produtores do estado.
Fundada na Argentina, a Aapresid é reconhecida por incentivar sistemas de produção sustentáveis, em especial o plantio direto, modelo que contribui para a conservação do solo e o aumento da eficiência produtiva.
Durante a reunião, os visitantes conheceram práticas agrícolas adotadas em Mato Grosso, com ênfase em técnicas de plantio direto, conservação ambiental, sistemas de produção, logística e comercialização. Também houve espaço para discutir ações políticas ligadas ao setor, o que possibilitou uma aproximação entre as realidades agrícola brasileira e argentina.
O diretor administrativo da Aprosoja MT, Diego Bertuol, destacou a relevância da visita e a importância dessa cooperação internacional.
“É importante para nós da Aprosoja MT receber outros produtores e nós conseguirmos ter essa conversa, esse diálogo de produtor para produtor. Mostrar os números reais e ouvir deles também, aprender com eles e ter essa troca de informações. E claro, apresentar os números da entidade, das produções do nosso estado, também destacar a sustentabilidade, os projetos sociais e no que nós podemos perceber, que eles conseguem também levar muita coisa do que eles ouvem de nós, então é uma troca de conhecimento, um aprendizado de ambas as partes”, destacou.
A comitiva destacou que ficaram surpresos com a realidade da produção mato-grossense e com os trabalhos desenvolvidos pela Aprosoja MT. Para Leonardo Dani, assessor e engenheiro Agrônomo da Aapresid, a visita representou uma oportunidade de resgatar valores e fortalecer o trabalho das associações argentinas.
“Embora tenhamos muitas associações semelhantes na Argentina, há algum tempo isso vem se perdendo em nossa região e queremos recuperá-lo. De alguma forma, procuramos ir a lugares onde a instituição seja realmente representativa e acreditamos que estamos em um excelente local para voltar aos ideais que tínhamos antes. A visita de hoje superou nossas expectativas, estamos muito contentes. Foi por isso que viemos e levamos conosco não apenas a forma como produzem, que é muito bem feita, mas também outros aspectos relacionados ao crescimento social, econômico, de infraestrutura, à forma como trabalham e às associações que existem entre os produtores. Levamos muitas coisas que não imaginávamos encontrar aqui em Mato Grosso”, disse.
A entidade ressalta que receber delegações estrangeiras é uma oportunidade de compartilhar a realidade do campo em Mato Grosso, fortalecer parcerias e mostrar as iniciativas que evidenciam a sustentabilidade do agro mato-grossense.