TV Cultura do Pará integra a Rede Nacional de Comunicação Pública

A TV Cultura do Pará passa a fazer parte da RNCP, fortalecendo a comunicação pública no estado e expandindo o alcance da TV Brasil no interior.

Fonte: CenárioMT

TV Cultura do Pará integra a Rede Nacional de Comunicação Pública
TV Cultura do Pará integra a Rede Nacional de Comunicação Pública - Foto: José Cruz/Agência Brasil

A TV Cultura do Pará oficializou sua entrada na Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) por meio de um acordo firmado entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa). A assinatura aconteceu em Brasília, na sede da EBC, com a presença de representantes das duas instituições.

O acordo possibilita que o sinal da TV Brasil chegue a 53 municípios do interior paraense através da TV Cultura do Pará. Além disso, a emissora terá acesso aos benefícios do Programa Brasil Digital, que inclui recursos para ampliar a infraestrutura e melhorar a qualidade da transmissão.

[Continua depois da Publicidade]

Como parte da parceria, a TV Cultura do Pará exibirá entre três e sete horas semanais de conteúdos produzidos pela EBC, reforçando a troca de produções jornalísticas, culturais e educativas.

“A EBC tem a missão de expandir seu sinal pelo Brasil. A TV Cultura do Pará tem 40 anos de tradição em comunicação pública de qualidade. Estamos mais integrados agora”, destacou André Basbaum, presidente da EBC.

A integração oficial à RNCP garante maior articulação estratégica e acesso a políticas públicas voltadas à comunicação. Antes, a TV Cultura do Pará já mantinha parcerias pontuais com a EBC para troca de conteúdos.

[Continua depois da Publicidade]

“Queremos estreitar ainda mais essa relação, fortalecendo a EBC e recebendo todos da melhor forma possível”, afirmou Miro Eduardo de Assis Sanova Nascimento, presidente da Funtelpa.

Durante a assinatura, também foi apresentada a intenção da Rádio Cultura FM em integrar a RNCP, expectativa que deve ampliar a presença da comunicação pública no estado em breve.

O acordo prevê ainda ações conjuntas na cobertura da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém em 2025. A iniciativa busca dar visibilidade às vozes amazônicas na cobertura do evento, com conteúdos produzidos por jornalistas locais.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.