Melhoramento genético aumenta produção de leite em propriedades da agricultura familiar em Mato Grosso

Novilhas do programa de melhoramento genético chegam a produzir até 25,4 litros de leite por dia, superando em mais de cinco vezes a média estadual.

Fonte: CenárioMT

Melhoramento genético aumenta produção de leite em propriedades da agricultura familiar em Mato Grosso
Foto: Assessoria

Enquanto a média de produção de leite de uma vaca em Mato Grosso é de 4,6 litros diários, as novilhas do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro alcançam 25,4 litros por dia. O programa, implementado em 2020 pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), tem como objetivo elevar a produtividade da cadeia leiteira e a renda de pequenos produtores.

Um exemplo de sucesso é o casal Sidnei José dos Santos e Luzia Jociane Novask dos Santos, da fazenda Santa Helena, no assentamento Jonas Pinheiro, em Vera. Selecionados para o programa em parceria com a Associação dos Pequenos Agricultores Familiares do Acampamento Alto Celeste (Apafaac) e com suporte técnico da Empaer, eles registraram avanços significativos. Antes do programa, a produção diária do casal variava entre 15 e 20 litros, mas com sete novilhas, a média chegou a 178 litros/dia na primeira cria.

[Continua depois da Publicidade]

O uso da transferência de embriões sexados da raça Girolando ½ sangue nas vacas da propriedade ampliou a produção por até nove meses, e na segunda cria, os números podem chegar a 35 litros diários por animal. Segundo Ângela Vânia, coordenadora do programa, o aumento da produtividade impacta diretamente na renda e na motivação dos produtores, proporcionando matrizes precoces e altamente produtivas.

O técnico da Empaer, Fernando Brock, destaca que a qualidade do leite e o volume de produção aumentaram significativamente, com o produto sendo comercializado para a Cooperativa Agropecuária Mista Terranova Ltda, em Terra Nova do Norte. Outros produtores, como Edson Grankow, também têm se beneficiado, com expectativas de chegar a 40 a 45 litros diários com o avanço do programa.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente da Apafaac ressalta que os resultados positivos incentivam a continuidade do programa, garantindo material genético de qualidade para os produtores. Desde 2020, mais de R$ 6,7 milhões foram investidos, atendendo 1.080 produtores em 32 municípios, totalizando 4.126 prenhezes. A segunda fase do projeto permitirá que novos produtores também se beneficiem dessa tecnologia, que acelera o ganho genético e torna acessível uma genética de ponta antes economicamente inviável.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.