Mato Grosso apresenta política inovadora para os anos finais do ensino fundamental

O estado de Mato Grosso ganha destaque nacional com política educacional que envolve estudantes, gestores e municípios para melhorar a aprendizagem.

Fonte: CenárioMT

Mato Grosso apresenta política inovadora para os anos finais do ensino fundamental
Mato Grosso apresenta política inovadora para os anos finais do ensino fundamental - Foto: SEDUC

A Política Educacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Mato Grosso será apresentada nesta terça-feira (9.9) em Brasília, durante o Seminário Nacional dos Anos Finais do Ensino Fundamental, organizado pelo Ministério da Educação (MEC).

O evento acontece no Auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE) e reunirá especialistas, educadores e gestores de todo o país para debater os desafios e as potencialidades dessa etapa escolar, além de estratégias para assegurar o direito à aprendizagem.

[Continua depois da Publicidade]

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, participará como palestrante da Mesa 3: Governança e condições institucionais para políticas educacionais, destacando os avanços de Mato Grosso, que atualmente ocupa a 10ª posição no ranking nacional do Ensino Fundamental e foi pioneiro na implementação de uma política específica para os anos finais.

Segundo Porto, a iniciativa destacou-se pelo uso de tecnologias educacionais e pela promoção da equidade. O Regime de Colaboração entre Estado e Municípios foi apontado como essencial para o sucesso do programa, fortalecendo o trabalho conjunto, a atenção às desigualdades regionais e a transição entre etapas escolares.

[Continua depois da Publicidade]

O processo de construção da política contou com a participação direta de cerca de 70 mil estudantes, além de consultas ao Conselho Estadual de Educação, à União dos Dirigentes Municipais de Educação e a gestores pedagógicos. Iniciado em 2024, o trabalho incluiu diálogos com parceiros como o Itaú Social, escutas, planejamento técnico, autoavaliação e a 1ª Reunião da Comissão Intersetorial de Governança.

No seminário do MEC, Porto apresentará os eixos do Plano EducAção 10 anos, que visa aprimorar a qualidade da educação em todas as redes do estado, abrangendo temas como acesso e permanência, avaliação, currículo ampliado, desenvolvimento educacional, gestão e inovação, infraestrutura escolar, promoção da cultura de paz, valorização profissional e o Regime de Colaboração.

Das 628 escolas da rede estadual, 577 atendem os Anos Finais do Ensino Fundamental, com aproximadamente 178.739 estudantes matriculados em 2025.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo apaixonado por jogos, tecnologia e notícias regionais, atua como redator no portal CenárioMT, onde produz matérias voltadas aos acontecimentos de Mato Grosso e região. Além disso, também é analista de TI e dedica parte do seu tempo livre ao desenvolvimento de jogos (game design), unindo criatividade e conhecimento técnico em seus projetos.