Mato Grosso se tornou o primeiro estado do Brasil a incluir as mudanças climáticas nos estudos de viabilidade para concessões rodoviárias.
As cláusulas de adaptação climática desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) já são reconhecidas como uma referência e serão parte de um guia internacional da Comissão Econômica das Nações Unidas (Unece) sobre resiliência em projetos de infraestrutura.
Segundo a coordenadora da publicação, Natascha Schmitt, o modelo mato-grossense é um exemplo de como a regulação e os contratos podem garantir a continuidade de serviços essenciais mesmo diante dos impactos do clima. As cláusulas preveem a avaliação de riscos climáticos, planos de adaptação e mecanismos de reequilíbrio financeiro em caso de desastres.
Ações estratégicas e novas tecnologias
Durante a elaboração do plano, foram mapeados os riscos climáticos e de desastres naturais, seguindo os modelos da ONU. Isso levou o estado a desenvolver um plano de adaptação e mitigação, que inclui:
- Elevação de trechos de rodovias: Para prevenir inundações.
- Reforço em sistemas de drenagem: Para evitar deslizamentos.
- Uso de materiais resilientes: Em todas as obras de infraestrutura.
- Estruturas verdes: Como a biorretenção e zonas úmidas construídas, que utilizam solo e vegetação para manejar a água e prevenir alagamentos.
Além das medidas climáticas, os novos contratos de concessão incluem outras inovações como o sistema Free Flow de cobrança de pedágio, que elimina as cabines e permite o pagamento por meio de tags ou aplicativos, e a pesagem dinâmica de caminhões, que permite a verificação do peso com os veículos em movimento. Ambas as tecnologias visam diminuir congestionamentos, custos operacionais e emissões de carbono.















