A população de Rondonópolis e do sudeste de Mato Grosso deve se atentar ao risco de baixa umidade do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para a região, onde a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 30%, um nível considerado perigoso para a saúde e bem-estar, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o índice de 60% como ideal.
O alerta é válido de 7 a 8 de setembro e afeta, além de Rondonópolis, outras 21 cidades. Para enfrentar o período de tempo seco, a Defesa Civil recomenda a adoção de medidas simples, mas essenciais.
A orientação é beber bastante água, mesmo sem sede, e evitar atividades físicas ou exposição ao sol entre 10h e 17h.
Para aliviar o ressecamento, a dica é usar umidificadores de ar ou colocar recipientes com água e toalhas úmidas em casa. O órgão também orienta a evitar ambientes fechados e aglomerações, que podem aumentar o risco de infecções respiratórias. E
Cidades em de Mato Grosso em alerta
Confira as cidades incluídas no alerta:
- Rondonópolis
- Alto Araguaia
- Alto Taquari
- Primavera do Leste
- Ribeirãozinho
- Campo Verde
- General Carneiro
- Jaciara
- Tesouro
- Alto Garças
- Araguainha
- Guiratinga
- Itiquira
- Pontal do Araguaia
- Juscimeira
- Pedra Preta
- São Pedro da Cipa
- Dom Aquino
- Ponte Branca
- Poxoréu
- São José do Povo
- Torixoréu
Em caso de problemas respiratórios, procure um posto de saúde. Para casos de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).


















