Segunda turma do Reconstruindo Sonhos é lançada em Colniza

A iniciativa tem como objetivo promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio de atividades reflexivas e cursos profissionalizantes.

Fonte: CENÁRIOMT

Segunda turma do Reconstruindo Sonhos e lancada em Colniza
Segunda turma do Reconstruindo Sonhos é lançada em Colniza

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Execução Penal, deu início à segunda turma do projeto Reconstruindo Sonhos na Cadeia Pública de Colniza (1.042 km de Cuiabá), nesta quarta-feira (03). A iniciativa tem como objetivo promover a ressocialização de pessoas privadas de liberdade por meio de atividades reflexivas e cursos profissionalizantes.

 

[Continua depois da Publicidade]

Dividido em duas etapas, o projeto começa com encontros semanais que abordam temas como valores, espiritualidade, relações interpessoais, família, comunicação, trabalho, planejamento e perspectivas de futuro. Após essa fase, os participantes têm acesso a cursos profissionalizantes oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), parceiro institucional da ação.

 

[Continua depois da Publicidade]

Nesta nova turma, 20 pessoas privadas de liberdade que atuam como trabalhadores na unidade prisional participam das atividades. Os encontros são conduzidos por um multiplicador voluntário residente de Cotriguaçu (122 km de Colniza), que se desloca semanalmente até a unidade para aplicar os conteúdos temáticos.

 

Durante a primeira atividade, um dos participantes compartilhou um relato comovente. “Eu estava pensando em tirar minha própria vida, mas, aos poucos, fui recebendo ajuda para que não fizesse isso. Hoje, só de ver todas essas pessoas que vieram aqui e que acreditam em nós, eu me sinto melhor.”

 

O evento de abertura contou com a presença do promotor de Justiça de Colniza, Bruno Barros Pereira, além do diretor da Cadeia Pública de Colniza, Heitor Nogueira da Silva Neto; do presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal (Concep), William Covre; do presidente do Conselho de Segurança Municipal (Conseg), Voni José de Oliveira; da representante da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Mato Grosso (OAB-MT), Inaita Arnold; do coordenador da atenção básica e secretário municipal de Saúde, Marcos Antônio de Mendonça, representando a Prefeitura Municipal de Colniza; e da defensora pública de Colniza, Ana Carla Pessin de Souza.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.