A cidade do Rio de Janeiro inaugurou nesta terça-feira (2) a academia de formação da Divisão de Elite da Guarda Municipal, que atuará armada no combate a roubos e furtos. A unidade fica na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal, no bairro de Irajá, zona norte.
Com infraestrutura completa para treinamentos práticos e teóricos, a academia é destinada à formação de guardas municipais selecionados para a Divisão de Elite. A abertura oficial marcou também a entrada da primeira turma, composta por 282 alunos.
O prefeito Eduardo Paes destacou que os guardas passarão por um rigoroso processo de formação, com ênfase no respeito e proteção ao cidadão: “Nas salas de aula serão instruídos diariamente ao princípio inegociável dessa corporação: o respeito e a proteção ao cidadão honesto e trabalhador”.
A estrutura da academia inclui 12 salas de aula, vestiários, refeitórios e um stand de tiro de última geração. Após a conclusão do curso, os guardas atuarão em áreas de maior incidência de delitos como roubos e furtos.
O curso tem carga horária de 440 horas e será ministrado por instrutores da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e da PRF. O treinamento aborda armamento, munição, técnicas de abordagem e defesa policial, gerenciamento de crises e uso de câmeras corporais, além de módulos complementares em parceria com o Instituto Leme. A primeira turma deve se formar na primeira semana de novembro.
O diretor-geral da Divisão de Elite, Brenno Carnevale, ressaltou que a formação é resultado de decisão do Supremo Tribunal Federal que permite às guardas municipais exercer funções policiais: “Vamos capacitar nossos alunos e entregar à população uma equipe bem formada e equipada para enfrentar o aumento dos casos de furtos e roubos”.
O modelo de gestão adotado será baseado no Compstat, sistema de gerenciamento policial desenvolvido pela Polícia de Nova York.