Incêndios florestais em Mato Grosso mobilizam bombeiros em 35 ocorrências

Equipes do Corpo de Bombeiros atuaram em dezenas de municípios para conter focos de incêndios florestais e queimadas irregulares, com reforço aéreo e terrestre.

Fonte: CenárioMT

Incêndios florestais em Mato Grosso mobilizam bombeiros em 35 ocorrências
Incêndios florestais em Mato Grosso mobilizam bombeiros em 35 ocorrências - Foto: BOMBEIROS

Mato Grosso registrou, nesta segunda-feira (1º), 35 ocorrências de incêndios florestais em diferentes regiões do estado. O Corpo de Bombeiros Militar extinguiu quatro focos e mantém outros 13 sob controle, sem risco imediato de propagação. Os demais pontos seguem em combate ativo, com reforço de equipes em solo, aeronaves, helicópteros e caminhões-pipa.

As ocorrências já extinguidas foram registradas em Santo Antônio de Leverger (dois focos), Barão de Melgaço e Rosário Oeste. Entre os locais monitorados estão Nossa Senhora do Livramento, Cláudia, Comodoro, São José do Rio Claro, Barra do Garças, Água Boa, São José do Xingu, Confresa, Cocalinho e Cáceres.

[Continua depois da Publicidade]

Municípios como Chapada dos Guimarães, Sinop, Vila Rica, Colniza, Juara, Aripuanã, Peixoto de Azevedo, Nova Canaã do Norte e Vila Bela da Santíssima Trindade também concentram ações emergenciais. Em General Carneiro e Barra do Garças, a atuação se estende ao Assentamento Passa Vinte, área vinculada ao Incra, com solicitação de apoio ao Ibama.

No total, o monitoramento estadual acompanha 96 focos ativos de calor, sendo 72 incêndios florestais — 18 em terras indígenas — e 24 queimadas irregulares, fiscalizadas na Operação Infravermelho a partir da Sala de Situação Central em Cuiabá. Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, os bombeiros já extinguiram 175 focos em 105 municípios.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo dados do Inpe, nas últimas 24 horas foram registrados 137 focos de calor no estado, concentrados principalmente na Amazônia (84), seguidos do Cerrado (47) e Pantanal (6). O Corpo de Bombeiros reforça que o uso de fogo para manejo de áreas rurais está proibido até novembro em regiões da Amazônia e Cerrado, até dezembro no Pantanal e durante todo o ano em áreas urbanas. Denúncias podem ser feitas pelos números 193 ou 190.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.