Mato Grosso registrou, nesta segunda-feira (1º), 35 ocorrências de incêndios florestais em diferentes regiões do estado. O Corpo de Bombeiros Militar extinguiu quatro focos e mantém outros 13 sob controle, sem risco imediato de propagação. Os demais pontos seguem em combate ativo, com reforço de equipes em solo, aeronaves, helicópteros e caminhões-pipa.
As ocorrências já extinguidas foram registradas em Santo Antônio de Leverger (dois focos), Barão de Melgaço e Rosário Oeste. Entre os locais monitorados estão Nossa Senhora do Livramento, Cláudia, Comodoro, São José do Rio Claro, Barra do Garças, Água Boa, São José do Xingu, Confresa, Cocalinho e Cáceres.
Municípios como Chapada dos Guimarães, Sinop, Vila Rica, Colniza, Juara, Aripuanã, Peixoto de Azevedo, Nova Canaã do Norte e Vila Bela da Santíssima Trindade também concentram ações emergenciais. Em General Carneiro e Barra do Garças, a atuação se estende ao Assentamento Passa Vinte, área vinculada ao Incra, com solicitação de apoio ao Ibama.
No total, o monitoramento estadual acompanha 96 focos ativos de calor, sendo 72 incêndios florestais — 18 em terras indígenas — e 24 queimadas irregulares, fiscalizadas na Operação Infravermelho a partir da Sala de Situação Central em Cuiabá. Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, os bombeiros já extinguiram 175 focos em 105 municípios.
Segundo dados do Inpe, nas últimas 24 horas foram registrados 137 focos de calor no estado, concentrados principalmente na Amazônia (84), seguidos do Cerrado (47) e Pantanal (6). O Corpo de Bombeiros reforça que o uso de fogo para manejo de áreas rurais está proibido até novembro em regiões da Amazônia e Cerrado, até dezembro no Pantanal e durante todo o ano em áreas urbanas. Denúncias podem ser feitas pelos números 193 ou 190.