Um redemoinho de poeira de grandes proporções chamou a atenção de moradores e trabalhadores em Diamantino, a 209 km de Cuiabá, na tarde dessa sexta-feira (29). O fenômeno foi registrado em vídeo pelo trabalhador Marcos da Silva, que se surpreendeu com a dimensão do turbilhão de poeira.
Na gravação, Marcos comenta em tom de brincadeira: “vem aqui, vem aqui”. Poucos segundos depois, o redemoinho avança rapidamente em direção ao grupo, obrigando ele a correr, enquanto dois colegas quase foram atingidos pelo círculo de poeira.
Apesar do susto, não houve feridos. Segundo Marcos, o redemoinho não durou muito tempo, mas causou pequenos danos.
“Estávamos sentados em uma tenda, vi o redemoinho, levantei e até chamei ele e ele veio até nós. Quebrou telhas, tirou tampa de caixa d’água, mas graças a Deus foi só isso, não houve estragos maiores e logo acabou”, relatou.
O que são os redemoinhos de poeira
De acordo com o Climatempo, redemoinhos de poeira são colunas que se formam a partir do solo, girando em movimento ascendente, e podem atingir algumas centenas de metros de altura. Eles surgem principalmente em dias de tempo seco e de temperaturas elevadas, tanto do ar quanto do solo.
A intensidade e a dimensão variam bastante, mas na maioria dos casos o fenômeno dura pouco tempo e não provoca destruição significativa.
Diferença entre redemoinho e tornado
Apesar da semelhança visual em alguns momentos, redemoinhos e tornados são fenômenos distintos. Enquanto os ventos de um redemoinho raramente chegam a 100 km/h, os tornados podem ultrapassar os 300 km/h, causando destruição em larga escala em poucos minutos.
No caso registrado em Diamantino, especialistas reforçam que o redemoinho não apresentou riscos graves, embora tenha impressionado pela altura e velocidade.
VÍDEO:
Ver essa foto no Instagram