Sabesp reduz retirada de água do Cantareira devido a alerta hídrico

O Cantareira, principal reservatório de São Paulo, entra em nível de alerta e terá menor captação de água para preservar os recursos durante o período de seca.

Fonte: CenárioMT

Sabesp reduz retirada de água do Cantareira devido a alerta hídrico
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira que a Sabesp, responsável pelo fornecimento de água e tratamento de esgoto em 377 municípios, vai reduzir a retirada de água do Sistema Cantareira de 31 m³/s para 27 m³/s.

O Cantareira enfrenta baixos níveis de armazenamento por conta da escassez de chuvas, com volume útil de 35%, classificado como alerta. A medida segue recomendações da Agência Nacional de Águas (ANA) e da SP Águas, que monitoram diariamente os reservatórios.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo resolução de 2017, a captação de água do sistema é definida por cinco faixas de armazenamento: normal (≥60%), atenção (40%-60%), alerta (30%-40%), restrição (20%-30%) e especial (<20%).

Essa ação é a segunda da semana para reduzir o consumo. Na segunda-feira, o governo paulista anunciou a diminuição da pressão da água durante a madrugada na Grande São Paulo, medida que começou na quarta-feira e ocorre das 21h às 5h, continuando até a recuperação dos níveis dos reservatórios.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a ANA, a operação na faixa de alerta do Cantareira não acontecia desde dezembro de 2022.

Cantareira

O Sistema Cantareira integra cinco reservatórios interligados – Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro – com capacidade de 981,56 bilhões de litros. Desde 2018, há interligação entre Jaguari e Atibainha. O sistema abastece metade da população da região metropolitana de São Paulo e contribui para o abastecimento de cidades como Campinas, nos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.