O Espírito Santo celebra a retomada das transmissões da antiga Rádio Universitária FM, agora sob o nome UFES FM e na frequência 87.1 MHz.
A ação é fruto de parceria entre a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que instalou um moderno sistema de transmissão FM com 5.000 watts de potência, garantindo cobertura para Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana e Serra, atingindo cerca de 1,4 milhão de pessoas.
O relançamento da emissora representa uma ampliação da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), composta atualmente por 165 rádios e 167 canais de TV da EBC.
“A comunicação pública conecta as pessoas em seu papel de cidadãs, fortalecendo a democracia, a participação e a diversidade, oferecendo jornalismo e conteúdos de qualidade de todos os cantos do Brasil”, destacou Lídia Neves, gerente executiva de Integração de Conteúdos e Redes da EBC.
A UFES FM reforça a presença da comunicação pública nas capitais e regiões metropolitanas do Sudeste, combinando programação local produzida pela universidade com conteúdos selecionados da Rádio Nacional, focados em cultura, educação e cidadania.
Histórico e investimento
Fundada em 1989, a Rádio Universitária interrompeu suas operações em março de 2024 e retornou ao ar em 26 de agosto, após um investimento de R$ 780 mil na renovação do sistema de transmissão. A iniciativa busca ampliar o acesso da população a conteúdos de qualidade e pluralidade, fortalecendo a comunicação pública no estado.