Sabesp reduzirá pressão de água na Grande São Paulo durante a madrugada

A Sabesp implementará redução temporária da pressão da água na região metropolitana de São Paulo para preservar os níveis dos reservatórios.

Fonte: CenárioMT

Sabesp reduzirá pressão de água na Grande São Paulo durante a madrugada
Sabesp reduzirá pressão de água na Grande São Paulo durante a madrugada - Foto: Agência Brasil/EBC

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) começará a reduzir a pressão da água durante a madrugada a partir desta quarta-feira (27), na região metropolitana de São Paulo. Segundo a companhia e o governo estadual, a medida é temporária, sem previsão exata de término.

O governo de São Paulo informou que a redução foi autorizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Paulo (Arsesp) devido à escassez hídrica. A ação visa preservar os níveis dos reservatórios, atualmente em 38,2%, o menor volume desde 2015, quando chegaram a 9,5%. No mesmo período do ano passado, o índice era de 56,7%.

[Continua depois da Publicidade]

Os reservatórios ainda estão em nível de atenção, mas se atingirem entre 30% e 20%, passam para nível crítico. A situação de emergência é acionada quando o volume fica abaixo de 20%. A Agência de Águas de São Paulo (SP Águas) destaca que a região enfrenta anos consecutivos de chuvas abaixo da média.

Camila Viana, presidente da SP Águas, reforçou que a cooperação da população na redução do consumo é fundamental para estabilizar os reservatórios até a chegada de novas chuvas.

[Continua depois da Publicidade]

Redução de pressão durante a madrugada

A redução será aplicada por oito horas diárias, no período de menor consumo. Segundo o governo, a medida permitirá uma economia estimada de 4 mil litros por segundo e seguirá até que os níveis dos reservatórios se recuperem.

A Sabesp informou que a ação cumpre deliberação da Arsesp e que os imóveis com caixa d’água não devem ser afetados. Além disso, os clientes serão avisados por canais de atendimento, incluindo a Nova Agência Virtual, assistente virtual, WhatsApp e aplicativo Sabesp Mobile.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.