O prazo para recursos do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras 2025/2) inicia nesta terça-feira (26) e segue até as 23h59 de sexta-feira (29). O período vale para solicitações de atendimento especializado e uso do nome social.
Os resultados preliminares foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na segunda-feira (25), e devem ser consultados no sistema oficial do exame.
O atendimento especializado atende candidatos com deficiências, transtornos ou condições específicas, incluindo gestantes, lactantes e idosos. O uso do nome social é destinado a participantes que desejam ser reconhecidos conforme sua identidade de gênero.
Nova comprovação
Segundo o edital do Celpe-Bras 2025/2, o participante deve inserir novamente no sistema um documento legível em língua portuguesa que comprove a condição que motivou a solicitação, garantindo sua análise.
O documento precisa incluir nome completo do participante, diagnóstico com descrição da condição ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID 10), além da assinatura e identificação do profissional responsável com registro no conselho de classe.
Com a documentação adequada, os candidatos terão avaliadas suas solicitações de acessibilidade feitas no ato da inscrição, exceto quanto ao tempo adicional de 60 minutos.
Quem participa
O exame é direcionado a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja o português. A certificação é aceita em processos acadêmicos e profissionais que exigem domínio do idioma, incluindo ingresso em cursos de graduação, pós-graduação e validação de diplomas estrangeiros.
Provas
As provas, apoiadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), ocorrem semestralmente. Elas serão aplicadas entre 21 e 24 de outubro em instituições credenciadas no Brasil e no exterior, como universidades, representações diplomáticas e centros culturais.
A parte escrita dura até três horas, com quatro tarefas de produção de texto que avaliam múltiplas habilidades na língua portuguesa. A parte oral consiste em uma interação presencial de 20 minutos entre o participante e dois avaliadores.
A proeficiência é avaliada com base no desempenho em ambas as etapas.