A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta terça-feira (25), a Operação Midnight para desarticular uma facção criminosa atuante em São José do Xingu. O grupo é investigado por crimes de sequestro, tortura, receptação e infrações tributárias.
Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e quatro de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 3ª Vara Criminal de Porto Alegre do Norte. A ação contou com apoio da Delegacia Regional de Vila Rica e mobilizou cerca de 20 policiais civis.
As apurações começaram em março, após a apreensão de um caminhão carregado com cestas básicas sem nota fiscal. As investigações apontaram que os produtos seriam usados para ações assistencialistas ligadas ao grupo criminoso, visando fortalecer sua influência na comunidade. A carga foi apreendida e destinada a doação, enquanto os envolvidos passaram a responder por associação criminosa, crime tributário e receptação.
Dias depois, o mesmo grupo sequestrou uma pessoa, mantendo-a refém por 12 horas. A vítima foi agredida violentamente como forma de “salve” da facção, sob a acusação de ter furtado joias e dinheiro. Este episódio acrescentou às investigações os crimes de tortura, sequestro e corrupção de menores.
O nome da operação faz referência ao líder da facção na região, conhecido como “Midnight”. A ação integra o programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, dentro da estratégia Inter Partes, que intensifica o enfrentamento às organizações criminosas no estado.