Leilão do pré-sal vai ofertar áreas de Mero, Tupi e Atapu em dezembro

A Pré-Sal Petróleo (PPSA) anunciou que colocará à venda as parcelas da União em três importantes campos da Bacia de Santos, reforçando o potencial de investimento no setor petrolífero.

Fonte: CenárioMT

Leilão do pré-sal vai ofertar áreas de Mero, Tupi e Atapu em dezembro
Foto: André Ribeiro/Agência Petrobras

A Pré-Sal Petróleo (PPSA) irá realizar no dia 4 de dezembro de 2025 um leilão das áreas não contratadas das jazidas de Mero, Tupi e Atapu, localizadas na Bacia de Santos, no litoral do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O evento acontecerá na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, com a oferta da totalidade da participação da União nesses campos, correspondente a 3,500% em Mero, 0,551% em Tupi e 0,950% em Atapu. O pré-edital foi publicado nesta segunda-feira (25).

[Continua depois da Publicidade]

O diretor-presidente da PPSA, Luis Fernando Paroli, destacou: “Estamos oferecendo ativos de classe mundial no coração do pré-sal, com poços de alta produtividade e reservas expressivas”, reforçando o potencial de atração de investidores interessados em operações de alto desempenho e com perspectivas de crescimento.

Produção

Os campos Tupi, Mero e Atapu figuram entre os seis maiores produtores do país, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Paroli acrescentou que a parcela da União nesses campos tende a crescer nos próximos anos, indicando potencial de valorização e geração de caixa adicional.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, os três campos são operados pela Petrobras, com participação de empresas como Shell, Total, CNODC, CNOOC e Galp. A PPSA representa a União nas áreas não contratadas e é responsável pela venda da produção das parcelas de petróleo e gás natural dessas regiões.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.