Umidade despenca e inmet emite alertas vermelho e laranja para o país

O Inmet emitiu alertas vermelho e laranja de baixa umidade para diversas regiões do Brasil, incluindo Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal.

Fonte: CenárioMT

Umidade despenca e inmet emite alertas vermelho e laranja para o país
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (25) alertas vermelho e laranja devido à baixa umidade do ar em várias regiões do Brasil. Segundo o órgão, 147 municípios podem registrar índices inferiores a 12% entre 13h e 18h, caracterizando risco elevado para a saúde e para incêndios florestais.

O aviso vermelho cobre todo o Distrito Federal, além das regiões Leste, Centro, Norte e Noroeste de Goiás, o extremo Oeste da Bahia, o Norte e Noroeste de Minas Gerais, a região Ocidental do Tocantins e o Nordeste de Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

Já o alerta laranja, que representa perigo, prevê umidade entre 20% e 12%. Esse aviso permanece válido das 12h às 19h e se estende a áreas adicionais de São Paulo, Pará, Maranhão e Piauí.

De acordo com o Inmet, a baixa umidade aumenta o risco de doenças respiratórias, dores de cabeça, ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz. Além disso, favorece a propagação de queimadas. A recomendação é intensificar a hidratação, evitar atividades físicas nas horas mais quentes, umidificar ambientes e proteger a pele. O consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool, deve ser evitado.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.