Bombeiros extinguem seis incêndios florestais em Mato Grosso

Equipes atuaram em diferentes cidades para conter focos de incêndio e seguem monitorando dezenas de ocorrências no estado.

Fonte: CenárioMT

Bombeiros extinguem seis incêndios florestais em Mato Grosso
CBMMT

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso confirmou a extinção de seis incêndios florestais nas últimas 24 horas, além de manter outros seis focos sob controle. As ações de combate mobilizaram equipes em várias regiões, com apoio de caminhões-pipa, maquinário pesado e uma aeronave.

Os incêndios já extintos ocorreram em Cuiabá, no Distrito de Coxipó do Ouro, em Alto Taquari, Rondonópolis, Poxoréu e em dois pontos de Santo Antônio de Leverger. Os focos controlados, sem risco imediato de propagação, foram registrados em Alto Araguaia, Cláudia, Diamantino, Sinop e Primavera do Leste.

[Continua depois da Publicidade]

Atualmente, as equipes atuam em 22 incêndios florestais ativos em municípios como Rosário Oeste, Chapada dos Guimarães, Nobres, Paranatinga, Nova Mutum, Cáceres, Barra do Garças, entre outros. O objetivo é conter a propagação das chamas e proteger propriedades rurais, áreas ambientais e comunidades locais.

O monitoramento também identificou 65 focos de calor, sendo 44 incêndios florestais — dez deles em terras indígenas, onde a responsabilidade do combate é do Governo Federal. Outros 21 focos estão relacionados a queimadas irregulares e são alvo da Operação Infravermelho, que utiliza imagens de satélite para fiscalização e responsabilização dos infratores.

[Continua depois da Publicidade]

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo, o Corpo de Bombeiros já extinguiu 161 ocorrências, entre incêndios florestais e queimadas ilegais, em 105 municípios do estado.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.