Morre o pianista Miguel Proença, ícone da música brasileira

O renomado pianista gaúcho Miguel Proença faleceu aos 86 anos, deixando um legado marcante na música erudita nacional e internacional.

Fonte: CenárioMT

Morre o pianista Miguel Proença, ícone da música brasileira
Morre o pianista Miguel Proença, ícone da música brasileira - Foto: Ana Paula Oliveira Migliari

O mundo da música erudita brasileira perdeu uma de suas grandes referências. Miguel Proença, pianista reconhecido internacionalmente, faleceu aos 86 anos nesta sexta-feira (22). Ele estava internado desde junho no Hospital São Vicente, na Gávea, Rio de Janeiro, e teve falência múltipla de órgãos.

Nascido em Quaraí, na fronteira com o Uruguai, Proença construiu carreira de destaque na Europa, Ásia e América do Norte. Lecionou na Alemanha e no Rio de Janeiro, contribuindo de forma significativa para a difusão da música erudita brasileira.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo Thiago Regotto, Gerente Executivo de Rádios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), “Ele conviveu com grandes compositores, como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Radamés Gnattali, gravando suas obras e levando a música brasileira de concerto para o exterior”.

Rádio MEC

Entre as décadas de 1970 e 1990, Proença produziu e apresentou programas na Rádio MEC, incluindo Música e Músicos do Brasil e a série A Arte do Piano. Ele entrevistava pianistas e compositores renomados, além de compartilhar histórias de figuras importantes da música.

[Continua depois da Publicidade]

Além da carreira artística, Proença ocupou cargos de gestão cultural, como presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e diretor da Sala Cecília Meirelles, contribuindo de forma pioneira na administração cultural do país.

Paixões

O pianista começou a estudar piano aos 15 anos e dividiu seu tempo entre a música e o curso de odontologia. Contudo, o amor pela pianista Marly Lisboa o incentivou a se dedicar integralmente ao instrumento, consolidando sua carreira internacional e formando uma parceria pessoal e artística.

Homenagem

Para celebrar sua trajetória, a Rádio MEC programará a partir de segunda-feira (25) a exibição de gravações e programas conduzidos por Proença. “É um artista que deixará um legado duradouro para a cultura brasileira e será sempre lembrado”, afirmou Regotto.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.