As imagens do programa Vigia Mais, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), foram fundamentais para o esclarecimento de 2.262 ocorrências criminais no primeiro semestre deste ano em Mato Grosso.
De acordo com dados da Superintendência do Observatório de Segurança da Sesp, os principais registros atendidos pelo sistema envolveram furtos, danos materiais em acidentes de trânsito, ameaças, preservação de direito e outras ocorrências diversas. As imagens certificadas podem ser utilizadas como provas em processos judiciais, reforçando o conjunto de evidências criminais.
Segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho, o recurso tecnológico amplia a atuação das forças de segurança. Ele destacou que as câmeras têm papel preventivo e também investigativo, colaborando na produção de provas e na repressão imediata de delitos.
Atualmente, o Vigia Mais alcança 128 municípios, com mais de 14.500 câmeras conectadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Os equipamentos são fornecidos pela Sesp sem custo, cabendo a prefeituras ou parceiros privados arcar com instalação, internet e manutenção. Os pontos de instalação são definidos com base em dados criminais e planos estratégicos elaborados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.