Tapurah promove debates e palestras no Agosto Lilás para fortalecer o combate à violência contra a mulher

Fonte: CENÁRIOMT

tapurah 1
Tapurah promove debates e palestras no Agosto Lilás para fortalecer o combate à violência contra a mulher

A Câmara Municipal de Tapurah sediou um importante evento alusivo à campanha Agosto Lilás, uma parceria entre o Legislativo e a Secretaria de Assistência Social do município. A programação contou com palestras voltadas à conscientização e combate à violência contra a mulher, reunindo autoridades, especialistas e a comunidade local.

A primeira palestra foi ministrada pela vereadora de Cuiabá, Maysa Leão, com o tema “Os 5 tipos de violência contra a mulher”. Maysa destacou que o Brasil é o quinto país mais violento do mundo para mulheres e que Mato Grosso figura entre os estados com maiores índices. Para ela, a conscientização é a chave para interromper o ciclo de violência. “Muitas crianças e jovens vivem em ambientes violentos sem perceber. Quando não se tem consciência do que é violência, acaba-se perpetuando esse ciclo. Precisamos unificar o Estado, com todos os municípios falando a mesma língua e entendendo como é o enfrentamento. Estar aqui é plantar uma semente de esperança”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

Na sequência, Maria Fernanda apresentou a palestra “Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra a Mulher: Como romper o ciclo e reconstruir vidas”. Ela parabenizou o município pela iniciativa e ressaltou a importância da rede de proteção. “A prevenção deve acontecer o ano todo, nas escolas e junto às instituições. A rede de proteção é fundamental, pois infelizmente o índice de violência contra meninas e mulheres é altíssimo em nosso Estado. Essa união de esforços é uma das alternativas mais viáveis para mudar essa realidade”, disse.

A defensora pública Drª Renata Ferreira também participou, destacando a importância da presença da Defensoria em eventos como esse. “A Defensoria não atua apenas na defesa técnica de acusados, mas acredita no empoderamento feminino. Punir o agressor é importante, mas a transformação vem da educação, da autonomia e do fortalecimento das mulheres. Estamos aqui para acolher e abraçar essas causas”, declarou.

[Continua depois da Publicidade]

O presidente da Câmara, vereador Cleomar Campos, destacou o papel do Legislativo. “Além de legislar e fiscalizar, temos a responsabilidade de debater assuntos relevantes para a sociedade. Investimos na Escola Legislativa, na Procuradoria da Mulher e na promoção de eventos que trazem mais conhecimento para vivermos em uma sociedade melhor”, disse.

Representando a Procuradoria da Mulher, a vereadora Daise Martins agradeceu a parceria entre Câmara, Assistência Social, Rede de Apoio e Polícia Militar. “Recebemos duas palestrantes incríveis para falar dessa pauta tão importante. Nosso objetivo é conscientizar principalmente os jovens sobre as diversas formas de violência doméstica, plantando uma semente para que, no futuro, possamos reduzir esses números”, afirmou.

A secretária de Assistência Social, Danielle Eickhoff, enfatizou que a informação é uma ferramenta poderosa para romper o silêncio. “Muitas pessoas aqui hoje levarão para suas casas o conhecimento sobre as formas de denunciar e agir diante da violência. Isso pode salvar vidas”, afirmou.

O evento, que lotou o plenário da Câmara, reforçou a importância da união entre poder público, instituições e sociedade para enfrentar e prevenir a violência contra a mulher e fortalecer a rede de apoio.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.