Câmara de Cuiabá aprova lei que limita transição de gênero em menores

Projeto aprovado na capital proíbe procedimentos de transição de gênero para menores de 18 anos, gerando debate sobre direitos e regulamentação médica.

Fonte: CenárioMT

Câmara de Cuiabá aprova lei que limita transição de gênero em menores

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou em segunda votação, nesta terça-feira (15.07), o projeto de lei do vereador Rafael Ranalli (PL) que proíbe a realização de procedimentos médicos voltados à transição de gênero em menores de 18 anos. A proposta recebeu 23 votos favoráveis e veta, em estabelecimentos públicos e privados, o uso de bloqueadores da puberdade, hormonioterapia cruzada e cirurgias de redesignação sexual para crianças e adolescentes.

O texto define como proibidas a administração de hormônios sexuais cruzados, o uso de bloqueadores da puberdade com fins de transição, cirurgias anatômicas para alterar o sexo biológico e outras intervenções médicas que modifiquem características sexuais com base na identidade de gênero. A única exceção é para tratamentos relacionados a disfunções endócrinas, genéticas ou congênitas, devidamente diagnosticados por médico, sem relação com mudança de sexo por identidade de gênero.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo Ranalli, a iniciativa busca proteger o desenvolvimento físico e psicológico de crianças e adolescentes, fundamentando-se em princípios bioéticos, normas do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina (CFM). Para ele, a medida alinha-se a resoluções que restringem procedimentos de transição a maiores de idade no SUS.

Especialistas, organizações de defesa dos direitos LGBTQ+ e a comunidade acompanharão a implementação da lei, que pode enfrentar questionamentos jurídicos sobre competência municipal e direitos fundamentais. Após a sanção, caberá à prefeitura regulamentar a norma e aos Conselhos de Medicina e órgãos de fiscalização garantir o cumprimento, sendo possível que ações judiciais suspendam ou modifiquem sua aplicação. Mais informações sobre a região podem ser conferidas em Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.