Umidade despenca e Inmet emite alerta vermelho em seis regiões do país

Inmet divulgou alerta máximo para baixa umidade em parte do Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Distrito Federal, com índices abaixo de 12%.

Fonte: CenárioMT

Umidade despenca e Inmet emite alerta vermelho em seis regiões do país
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (22) um alerta vermelho de grande perigo devido à baixa umidade do ar em Mato Grosso, Goiás, Tocantins, áreas de Minas Gerais e Bahia, além do Distrito Federal. Segundo o órgão, a umidade relativa pode cair para menos de 12% durante a tarde.

O aviso é válido das 13h às 18h e engloba todo o Distrito Federal, o Leste, Centro, Norte e Noroeste de Goiás, o extremo Oeste baiano, o Noroeste mineiro, o Tocantins nas regiões Oriental e Ocidental e o Nordeste de Mato Grosso.

[Continua depois da Publicidade]

Alerta laranja

Além do vermelho, o Inmet também colocou em vigor um alerta laranja, que indica perigo com índices entre 20% e 12%. Esse aviso vai das 13h às 20h e inclui, além dos estados já citados, áreas de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Riscos e cuidados

A baixa umidade aumenta o risco de incêndios florestais e pode provocar problemas de saúde, como ressecamento da pele, dor de cabeça, irritação nos olhos, boca e nariz, além de agravar doenças respiratórias. O Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, umidificar ambientes e hidratar a pele. Também não são indicadas atividades físicas intensas nem o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.