Jogos dos Estudantes Militares atraem mais de mil participantes em Lucas do Rio Verde

A quarta edição dos Jogos dos Estudantes Militares da Rede Estadual reúne competições esportivas e atividades inclusivas até domingo em Lucas do Rio Verde.

Fonte: CenárioMT

Jogos dos Estudantes Militares atraem mais de mil participantes em Lucas do Rio Verde
Jogos dos Estudantes Militares atraem mais de mil participantes em Lucas do Rio Verde - Foto: SEDUC

O Mato Grosso recebe, a partir desta sexta-feira (22), a quarta edição dos Jogos dos Estudantes Militares da Rede Estadual de Ensino, com abertura marcada para as 19h no Centro de Eventos Roberto Munaretto, em Lucas do Rio Verde. Pela manhã, as equipes das Escolas Militares Tiradentes e Dom Pedro II participam de congresso técnico e sorteio da ordem de avaliação.

Até domingo (24), os jogos incluem provas de robótica, xadrez, natação e corrida orientada, além de atividades típicas da rotina militar e inclusivas, como ordem unida, corrida pega-ladrão, cabo de guerra, cubo mágico e uma feira de profissões. O evento ainda contará com uma atração especial: o simulado da ONU como prova de demonstração.

[Continua depois da Publicidade]

Organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o evento busca estimular o desempenho esportivo e a integração entre os estudantes, fortalecendo amizades e promovendo o espírito de camaradagem, conforme explica o secretário de Educação, Alan Porto.

Cada delegação é formada por 28 alunos e cinco monitores, com participação mista nas modalidades natação e robótica. Ao todo, 29 equipes e mais de mil pessoas, entre competidores, monitores e pessoal de apoio, participam do evento.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo Porto, os jogos oferecem oportunidades de desenvolvimento integral, envolvendo aspectos físicos, cognitivos, sociais e profissionais, além de promover valores como liderança, resiliência, trabalho em equipe e respeito ao próximo. Ele ainda destaca que a iniciativa reforça hábitos saudáveis e valoriza o modelo educacional militar.

Estudantes como João Vitor Vieira, de 17 anos, e Heloisa Marinho, de 14 anos, ambos da Escola Dom Pedro II em Rondonópolis, mostram entusiasmo com a competição. João Vitor disputa cabo de guerra e destaca a união da equipe, enquanto Heloisa participa da robótica, demonstrando confiança em conquistar medalhas.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Um criador de conteúdo e entusiasta de jogos e tecnologia, trabalha como redator no CenárioMT, é analista de TI e game designer no tempo livre.