O Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho – Vida Plena, realizou, nesta quinta-feira (21), a entrega de certificados a servidores e servidoras que concluíram o treinamento para atuação em brigada de incêndio. A iniciativa reconhece o esforço, a dedicação e o compromisso de cada participante que aceitou o desafio de integrar a equipe responsável pela prevenção e combate a princípios de incêndio nas unidades do MPMT.
Ao todo, 39 servidores foram capacitados em atividades teóricas e práticas, com carga horária total de 24 horas. O curso abordou temas como evacuação de área, primeiros socorros e técnicas de contenção de incêndios, com o objetivo de proteger vidas e minimizar danos até a chegada do Corpo de Bombeiros.
“Hoje, nós celebramos mais do que uma capacitação, celebramos o compromisso, coragem e responsabilidade, celebramos a atitude de todos os servidores, porque foram todos voluntários para essa tarefa. Eu quero parabenizar, então, cada servidor e cada servidora que dedicou tempo, esforço e energia para chegar até aqui”, destacou a promotora de Justiça coordenadora do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho – Vida Plena, Gileade Souza Maia.
O treinamento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). A comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar tenente-coronel Pryscilla Jorge Machado de Souza enalteceu a parceria entre as duas instituições. “É primordial que a sociedade se envolva nas ações de prevenção e combate à incêndios. A iniciativa do Ministério Público de estar capacitando seus servidores é primordial pra que a gente consiga ter um tempo resposta e que o pessoal vai agir com segurança”.
O procurador de Justiça e coordenador do Núcleo de Apoio para Recursos (Nare) Wagner Fachone também participou da cerimônia de entrega de certificados e destacou a importância deste momento para a instituição. “As 24 horas de curso, de treinamento teórico, treinamento prático, foram uma oportunidade valiosa de aprendizado, que transcende o ambiente do trabalho. Esses servidores foram preparados, preparadas para ações importantes, tanto preventivas, quanto de emergência. Desde analisar riscos, modificar irregularidades, orientar o público, até saber identificar a situação, alertar e evacuação”.
A subprocuradora de Justiça e Planejamento, Anne Karine Louzich Hugueney Weigert também participou do evento. A certificação conquistada pelos participantes terá validade de 12 meses, sendo necessária atualização ao final do período para garantir a continuidade da atuação com segurança e eficiência.