O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) comunicou que as 446 revendas autorizadas a comercializar vacinas em Mato Grosso devem suspender imediatamente a venda da vacina Excell 10, nos lotes 016/2024 e 018/2024, destinada a bovinos, ovinos e caprinos.
A decisão segue a recomendação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), emitida em nota na terça-feira (19.8), após a morte de mais de 200 animais no Piauí, atribuída à vacina fabricada pela Dechra Brasil Produtos Veterinários.
Segundo o sistema de controle do Indea, entre maio e junho, Mato Grosso recebeu 43.750 doses da vacina suspensa, distribuídas em 131 revendas.
O diretor técnico do Indea, Renan Tomazele, detalhou que equipes do órgão visitarão os estabelecimentos autorizados para orientar sobre a suspensão dos lotes indicados pelo Mapa. Não haverá apreensão dos frascos nem necessidade de ação por parte dos produtores. A medida visa apenas garantir segurança enquanto se apura a causa das mortes no Piauí.
Até o momento, não há registro de problemas relacionados à aplicação da vacina contra clostridiose em Mato Grosso, doença que provoca morte súbita em rebanhos.
Produtores e responsáveis por revendas podem entrar em contato com o Indea em caso de dúvidas.