IEL MT: Estágio na Prática reúne 170 estudantes em debate sobre inteligência artificial e futuro do trabalho

Fonte: Assessoria/Vívian Lessa

estagio na pratica
Foto: Vívian Lessa

O Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT) realizou, no dia 19 de agosto, a 4ª edição do Estágio na Prática, reunindo 170 estudantes no auditório do Sistema Fiemt, em Cuiabá. O evento, que integrou as comemorações do Mês do Estagiário, destacou o impacto da Inteligência Artificial (IA) no mercado e no futuro das profissões, promovendo aprendizado, troca de experiências e aproximação com o setor produtivo.

A palestra magna foi conduzida por Naiara Galliani, gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, que apresentou o tema “A Inteligência Artificial e o Futuro do Trabalho”. Ela mostrou como a IA já está transformando diferentes setores da economia e apontou as novas competências que se tornam essenciais para os profissionais que desejam se destacar no cenário atual.

[Continua depois da Publicidade]

Além do conteúdo técnico, os participantes tiveram acesso a oportunidades de networking, sorteios de brindes e certificado de participação, fortalecendo a proposta do IEL MT de incentivar os jovens a construírem carreiras mais sólidas e preparadas para os desafios da inovação.

A superintendente do IEL MT, Fernanda Campos, destacou a importância da iniciativa para os futuros profissionais. “Nosso objetivo é proporcionar aos jovens um momento de aprendizado e conexão com o mercado, incentivando o desenvolvimento de habilidades que serão diferenciais para a construção de carreiras sólidas no cenário atual e futuro”, afirmou.

[Continua depois da Publicidade]

Para o estudante de Ciências Contábeis da Unic e estagiário, Luís Carlos Gonçalves Godói Filho, 18 anos, o evento trouxe assuntos que podem contribuir para sua formação. “Achei muito importante discutir inovação e futuro do mercado de trabalho. O que mais ficou para mim foi a necessidade de buscar formas de adaptação à inteligência artificial e investir em capacitação. O estágio, para mim, é essa primeira oportunidade real de entrar no mercado, e o IEL foi um portal de entrada, me ajudando a conquistar uma vaga na minha área”, contou.

Já para os educadores, o encontro também deixou lições valiosas. O professor Moisés Botelho, Escola Dunga Rodrigues, em Várzea Grande, destacou como a reflexão sobre IA contribui para o ambiente escolar. “A discussão sobre inteligência artificial facilita muito nossas práticas em sala de aula, especialmente nos cursos técnicos de administração e informática. Essa reflexão vai preparar nossos alunos para avançarem no futuro das profissões e amadurecerem profissionalmente”, ressaltou.

O Estágio na Prática contou ainda com o apoio da Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, com uma palestra sobre educação financeira e dicas sobre como poupar e pensar mais estrategicamente nos ganhos e rendimentos.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista, DRT: 0001781-MT