A Escola Estadual Hélio Palma de Arruda, em Cuiabá (MT), realizou nesta terça-feira (20.8) uma cerimônia para premiar estudantes por iniciativas que promovem respeito e desempenho escolar.
Cinco alunos receberam reconhecimento na campanha “Violência na escola não é brincadeira”, enquanto outros três se destacaram no simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) realizado em junho.
Na campanha contra bullying e violência escolar, Miguel, David Santana, Nicolly Cristina, Ian Pedro e Anthonny Raphael conquistaram o primeiro lugar com um vídeo criativo e reflexivo, recebendo cada um um Kindle. “A gente fez um vídeo mostrando a importância da empatia e do respeito. Foi muito bom, porque esse tema é sério e precisa ser discutido”, afirmou David Santana, 12 anos.
Nicolly Cristina, 13 anos, destacou que participar da campanha foi transformador. “O vídeo que fizemos ajudou a mostrar que o bullying não pode ser ignorado. Iniciativas assim devem continuar para que tenhamos uma escola cada vez melhor”.
No simulado do Saeb, os alunos do 9º ano Ruan Guilherme Nascimento Silva (1º lugar), Emanuela Pablini Grassi Soares (2º lugar) e Gustavo Dias de Moura Apoitia (3º lugar) foram premiados com fones de ouvido. Ruan disse: “Fiquei muito feliz em ser o primeiro colocado. É um incentivo a mais para continuar estudando e me dedicando”.
O diretor da escola, José Antônio Moreira, ressaltou que as premiações simbolizam o empenho coletivo da comunidade escolar e a preparação dos alunos para desafios acadêmicos e sociais.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou a importância de ações como essas: “A campanha contra a violência escolar e o simulado do Saeb têm um papel essencial. Estamos formando cidadãos conscientes, que sabem respeitar o próximo e alcançar bons resultados acadêmicos”.