Cuiabá irá proibir uso de blocos de concreto em vias públicas

A decisão será normatizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá.

Fonte: CENÁRIOMT

Cuiaba ira proibir uso de blocos de concreto em vias publicas
Cuiabá irá proibir uso de blocos de concreto em vias públicas

A Prefeitura de Cuiabá irá proibir o uso de blocos de concreto, conhecidos popularmente como “gelo baiano”, em obras de mobilidade e em vias públicas da capital. A medida, segundo o prefeito Abilio Brunini, tem como principal objetivo evitar acidentes e preservar vidas.

“Estamos regulamentando os divisores de mobilidade da nossa cidade e determinando a proibição desses blocos de concreto. Eles causam acidentes, inclusive fatais. Não podemos permitir que isso continue acontecendo”, destacou o prefeito.

Brunini citou como exemplo a obra na Avenida Miguel Sutil, onde esses blocos já teriam provocado acidentes. Segundo ele, os equipamentos ficam desalinhados e representam riscos constantes a motoristas e motociclistas. Para exemplificar, citou um carro que teria encostado em uma ponta de bloco, e que acabou destruindo o veículo. O acicente também provocou  congestionamento no trânsito. “Se fosse uma moto, poderia ter resultado em morte”, relatou.

Na oportunidade o prefeito relembrou que problemas semelhantes ocorreram na Avenida da FEB, em Várzea Grande, onde o uso dos blocos contribuiu para acidentes graves. Na ocasião, após cobranças, os equipamentos foram substituídos por cones de plásticos fixados no solo, que são mais seguros e não oferecem risco de colisões fatais.

A decisão será normatizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá. Segundo o prefeito, a partir de agora, todos os projetos de mobilidade ou intervenções viárias precisarão ser submetidos à pasta e não poderão utilizar blocos de concreto como divisores.

“Nossa medida é orientativa ao Estado para que ele possa fazer isso e também vamos definir isso através de uma normatização dentro da própria Secretaria de Mobilidade onde os projetos de mobilidade, de intervenção, eles precisam ser aprovados pela Secretaria de Mobilidade Urbana”, frisou o prefeito.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.