Fotógrafo registra Yanomami em exposição inédita em Brasília

Mostra gratuita reúne duas décadas de imagens captadas por Ricardo Stuckert sobre a cultura Yanomami e segue aberta até setembro no STJ.

Fonte: CenárioMT

Fotógrafo registra Yanomami em exposição inédita em Brasília
Fotógrafo registra Yanomami em exposição inédita em Brasília - Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O fotógrafo Ricardo Stuckert apresenta a exposição Povos Originários: Guerreiros do Tempo, em cartaz no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A mostra gratuita reúne registros da vida e da cultura Yanomami feitos ao longo de 20 anos e integra o 2º Simpósio Internacional do STJ sobre os direitos dos povos indígenas. O público pode visitar a exibição até 19 de setembro.

Com mais de três décadas de carreira e reconhecimento no Brasil e no exterior, Stuckert iniciou seus trabalhos na Amazônia no fim dos anos 1990. Durante sua primeira viagem ao bioma, em 1997, registrou o povo Yanomami, considerado um dos maiores grupos indígenas da América do Sul. Desde então, documenta diferentes povos originários do país.

Atualmente fotógrafo oficial da Presidência da República, Stuckert ganhou destaque também por seu olhar sobre as singularidades e tradições das comunidades retratadas, revelando a diversidade cultural brasileira.

Serviço

Exposição: Povos Originários – Guerreiros do Tempo, de Ricardo Stuckert
Local: Espaço Cultural – Edifício dos Plenários (2º andar), STJ – Brasília
Visitação: Segunda a sexta, das 9h às 19h
Entrada: Gratuita

Graduado em Jornalismo pelo Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo): Base sólida em teoria e prática jornalística, com foco em ética, rigor e apuração aprofundada.