A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, na manhã desta terça-feira (19), 19 mandados de prisão preventiva contra suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável por golpes em vendas de carros online.
Batizada de Operação Tertius, a ação investiga um esquema de estelionato e lavagem de dinheiro que envolveu mais de 370 anúncios falsos, enganando aproximadamente 3,4 mil usuários e causando prejuízos superiores a R$ 2 milhões.
Segundo a polícia, os criminosos copiavam fotos e informações de veículos reais para criar anúncios fraudulentos em sites de venda. Após ganhar a confiança das vítimas, fingiam intermediar negociações e utilizavam técnicas de pressão psicológica para gerar urgência na transferência de valores via PIX. O dinheiro era então desviado para contas de “laranjas” antes do corte de contato com as vítimas.
Além das prisões, a operação cumpriu 55 mandados de busca e apreensão, 31 medidas cautelares diversas, incluindo instalação de tornozeleiras eletrônicas, e bloqueou 50 contas bancárias ligadas aos investigados. As investigações seguem para identificar outros envolvidos no esquema.