Depressão será combatida com uso de inteligência artificial em Mato Grosso

Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação projeto que atualiza a política estadual de saúde mental e inclui inteligência artificial no rastreamento de comportamentos de risco.

Fonte: CenárioMT

Depressão será combatida com uso de inteligência artificial em Mato Grosso

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso aprovou em primeira votação, na última quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº 521/2025. A proposta atualiza a Política de Diagnóstico e Tratamento da depressão no estado e insere o uso de inteligência artificial como ferramenta para detectar precocemente sinais de comportamentos suicidas, especialmente em redes sociais.

O texto altera a Lei nº 11.203/2020, estabelecendo diretrizes para o incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias capazes de rastrear sintomas de depressão e tentativas de suicídio. O foco principal é o público jovem, incluindo crianças e adolescentes.

[Continua depois da Publicidade]

Com a mudança, a legislação estadual passa a prever a responsabilidade do poder público em criar e estimular soluções digitais que possam ser aplicadas em plataformas online. A medida também prevê sistemas de monitoramento e suporte para identificar riscos e permitir intervenções rápidas.

O projeto surge como resposta a dados de instituições como Fiocruz Bahia e Harvard Medical School, que apontam aumento anual de 6% nas taxas de suicídio entre jovens no Brasil, além de crescimento de 29% nos casos de autolesão em adolescentes.

[Continua depois da Publicidade]

A proposta segue agora para segunda votação no plenário. Caso seja novamente aprovada, será encaminhada para sanção do Executivo.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]