O escritor Luis Fernando Verissimo permanece internado em estado grave em Porto Alegre, onde recebe tratamento contra uma pneumonia. Segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Hospital Moinhos de Vento, o autor está em uma unidade de terapia intensiva (UTI) recebendo todas as medidas de suporte necessárias.
Aos 88 anos, Verissimo enfrenta problemas de saúde como mal de Parkinson, complicações cardíacas e já sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) em 2021. Em 2022, precisou receber um marcapasso.
Com uma carreira multifacetada, o escritor gaúcho atuou como cartunista, tradutor, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo e romancista, sempre com estilo marcado pelo humor, pela crítica e pela clareza. Além da literatura, é apaixonado por música e dedica-se ao saxofone.
Filho de Érico Verissimo, publicou mais de 80 obras, entre elas As Mentiras que os Homens Contam, O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida, A Grande Mulher Nua e Ed Mort e Outras Histórias.
Suas crônicas e contos o consagraram como um dos autores mais lidos do país. O livro O Analista de Bagé, lançado em 1981, teve sua primeira edição esgotada em apenas uma semana.