Operações de segurança crescem 32% e reduzem crimes violentos em Mato Grosso

Forças de segurança ampliaram as operações integradas no estado, registrando quedas significativas em homicídios, roubos e furtos.

Fonte: CenárioMT

Operações de segurança crescem 32% e reduzem crimes violentos em Mato Grosso
Operações de segurança crescem 32% e reduzem crimes violentos em Mato Grosso - Foto: SESP

As ações do programa Tolerância Zero resultaram em um aumento de 32% nas operações integradas em Mato Grosso entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados da Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop).

No total, foram deflagradas 178 operações em 2025 contra 134 realizadas no ano passado. Essas ações fazem parte de um planejamento estratégico de combate à criminalidade, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública, com foco em diferentes regiões e municípios do estado.

De acordo com o coronel PM Fernando Augustinho, secretário adjunto da Saiop, o programa Tolerância Zero permitiu ampliar o número de operações conjuntas, unindo forças estaduais e federais. “Os investimentos possibilitaram que policiais civis e militares atuassem de forma integrada, tanto em ações preventivas quanto no enfrentamento direto à violência e às facções criminosas”, afirmou.

O balanço aponta redução significativa nos principais indicadores criminais entre dezembro de 2024 e junho de 2025. Os homicídios caíram 28%, passando de 535 para 385 casos. Os roubos tiveram redução de 37%, caindo de 2.655 para 1.673 ocorrências. Já os roubos de veículos diminuíram 36%, de 482 para 309 registros.

Entre as operações destacadas estão a Vitae, Bairro Seguro, Metrópole Segura, Sonora e Olhos de Águia, que envolveram a Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, Corpo de Bombeiros e o Ciopaer, com apoio de forças federais e municipais, alcançando os 142 municípios do estado.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.