Mato Grosso descobre riqueza em exportações de partes bovinas não tradicionais

Essa alta expressiva mostra a capacidade do agronegócio mato-grossense de encontrar valor em mercados que buscam além dos cortes tradicionais de carne.

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso descobre riqueza em exportações de partes bovinas não tradicionais

De um setor já consolidado, Mato Grosso extrai uma nova fonte de riqueza: a exportação de miúdos bovinos. Nos primeiros sete meses de 2025, o estado registrou um salto de 25,5% nas vendas desses produtos, movimentando US$ 47,8 milhões. Essa alta expressiva mostra a capacidade do agronegócio mato-grossense de encontrar valor em mercados que buscam além dos cortes tradicionais de carne.

Enquanto no Brasil cortes como fígado, língua, rabo e tendões têm consumo limitado, eles são considerados verdadeiros tesouros gastronômicos em mercados da Ásia, África e América Latina. Segundo o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), essa exportação é fundamental, pois permite o aproveitamento integral do animal, reduzindo desperdícios e fortalecendo a competitividade da pecuária.

[Continua depois da Publicidade]

O principal destino desses produtos é Hong Kong, que adquiriu um terço das exportações do período, com vendas que somaram US$ 15,3 milhões. Outros importadores de peso incluem a Rússia e países como Costa do Marfim e Congo, que buscam esses produtos para pratos típicos ou para a indústria alimentícia.

Em 2025, o rebanho mato-grossense conquistou seis novos mercados para a exportação de miúdos, expandindo sua presença global para nações como Albânia, Camboja e Macau. As projeções indicam que essa expansão continuará, com a abertura de novos acordos comerciais que deverão fortalecer ainda mais a presença da carne de Mato Grosso no mundo, consolidando a exportação de miúdos como um segmento estratégico para a economia do estado.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]