Agronegócio de Mato Grosso ganha destaque internacional na Ficomex 2025

Comitiva estadual participará da Feira Internacional do Comércio Exterior em Goiânia para atrair investimentos e ampliar a presença no mercado global.

Fonte: CenárioMT

Agronegócio de Mato Grosso ganha destaque internacional na Ficomex 2025
Foto: Cristiano Borges/Acieg

Gigante do agronegócio, Mato Grosso confirmou presença na edição 2025 da Feira Internacional do Comércio Exterior do Brasil Central (Ficomex), que acontece de 4 a 6 de setembro em Goiânia (GO). O evento reunirá mais de 200 expositores, embaixadas de 80 países e 50 câmaras de comércio exterior.

Segundo dados do Comex Stat, no primeiro semestre de 2025 o estado manteve a 4ª posição no ranking de exportações do Brasil, somando mais de US$ 14,7 bilhões, com superávit de US$ 13,6 bilhões. Os principais produtos enviados ao exterior foram soja (57,6%), algodão (11,5%) e carne bovina (10%). Entre os parceiros comerciais mais relevantes estão China, Turquia, Rússia e Estados Unidos, que também estarão representados na feira.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIEG), organizadora da Ficomex, destacou a importância da participação mato-grossense pelo segundo ano consecutivo. “Somente em relação à soja, o estado é o maior exportador do Brasil e, se fosse um país, seria o quarto maior produtor do mundo”, afirmou.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) vai instalar um estande institucional para reforçar a imagem de um território moderno, sustentável e inovador. Representantes da Casa Civil, da Agência Invest MT e de empresas público-privadas também compõem a comitiva. O secretário César Miranda participará de um painel no Espaço Global da Ficomex, apresentando as potencialidades econômicas e novas oportunidades de negócios.

Esta será a primeira participação da Invest MT em uma feira internacional de comércio exterior. Segundo o presidente da agência, Mirael França Praeiro, a presença é estratégica para ampliar conexões com investidores e consolidar parcerias comerciais. O foco inclui setores como energia, logística, turismo, indústria e comércio sustentável.

A Ficomex 2025 terá como tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e contará com palestras, workshops e rodadas de negócios. O evento é considerado o maior do setor no Brasil, sendo uma plataforma essencial para fortalecer a internacionalização e diversificação do comércio exterior brasileiro.

Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.