Terapia em grupo ajuda gestantes de Sorriso a enfrentarem desafios da maternidade

Idealizado pela psicóloga Alice Jenniffer, o projeto foi criado para acompanhar mulheres durante a gestação e também no período pós-parto, conhecido como puerpério.

Fonte: CENÁRIOMT

Terapia em grupo ajuda gestantes de Sorriso a enfrentarem desafios da maternidade
Terapia em grupo ajuda gestantes de Sorriso a enfrentarem desafios da maternidade

Na tarde desta quinta-feira (14), o projeto “Gestar Palavras” promoveu uma terapia com gestantes de Sorriso acompanhadas pela rede municipal de saúde. O momento foi marcado pela escuta, cuidado, troca de experiências e acolhimento.

Idealizado pela psicóloga Alice Jenniffer, o projeto foi criado para acompanhar mulheres durante a gestação e também no período pós-parto, conhecido como puerpério. Segundo a profissional, essa fase é sensível e nem sempre as futuras mães contam com uma rede de apoio estruturada. “A terapia em grupo ajuda a aliviar angústias, medos e inseguranças. É um espaço onde as participantes se reconhecem nas histórias umas das outras e percebem que não estão sozinhas”, explica Alice.

[Continua depois da Publicidade]

Os encontros, realizados quinzenalmente, recebem gestantes já acompanhadas pelas unidades de saúde do Município, independentemente da fase da gravidez. A proposta é abordar desde questões físicas e emocionais da gestação até temas como rede de apoio, mudanças de planos, gestações não planejadas, perdas e processos de luto. Quando necessário, o atendimento individual também é disponibilizado, garantindo um acompanhamento mais próximo.

Para a participante Jennifer Grois, de 22 anos e com 37 semanas de gestação, a experiência tem sido transformadora. “É muito bom conversar com outras mulheres que estão passando pelo mesmo processo. Dá um alívio e uma paz saber que não é só você que enfrenta determinados desafios. As profissionais são atenciosas e tornam esse momento ainda mais especial”, destaca.

[Continua depois da Publicidade]

Com encontros que se estendem até cerca de três meses após o parto, o “Gestar Palavras” se firma como um importante aliado na saúde emocional das mães, promovendo um ambiente de partilha e fortalecimento para que a maternidade seja vivida com mais tranquilidade e segurança.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Graduada na Faculdade La Salle na cidade de Lucas do Rio Verde - MT, estagiou na Secretaria de Educação do município na área de ensino. Atualmente, exerce a função de repórter e redatora no portal CenárioMT, editoria Mundo, Mato Grosso e Cidadania.