Formação de Ensino do Esporte em Cáceres capacita professores de referência nacional

Cerca de 120 docentes participam de capacitação presencial voltada ao ensino esportivo em escolas de tempo integral, promovida pela Seduc em parceria com a Unemat.

Fonte: CenárioMT

Formação de Ensino do Esporte em Cáceres capacita professores de referência nacional
Formação de Ensino do Esporte em Cáceres capacita professores de referência nacional - Foto: SEDUC

Mais de 100 professores participam desde terça-feira (12.8) da formação presencial Metodologia do Ensino do Esporte no Contexto Escolar, que se estende até quinta-feira (14) na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), com apoio da Unemat na coordenação da equipe de instrutores.

A iniciativa visa capacitar professores de práticas esportivas das escolas de Tempo Integral da rede estadual de Mato Grosso, com base em métodos pedagógicos modernos e inovadores da Pedagogia do Esporte.

Participam docentes de educação física das 13 escolas de Tempo Integral voltadas ao esporte, distribuídas em sete Diretorias Regionais de Educação (DREs): Alta Floresta, Confresa, Juína, Matupá, Metropolitana, Rondonópolis e Tangará da Serra.

As modalidades trabalhadas na formação incluem badminton, futsal, basquete, tênis de mesa, ginástica rítmica, atletismo, handebol, voleibol, judô, xadrez e natação.

O curso conta com instrutores renomados nacionalmente, como Wilton Santana, instrutor de futsal da Conmebol; Taisa Belli, presidente do Comitê Científico da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa; Mariana Simões Pimentel, faixa preta de Judô e Jiu Jitsu; Gabriel Henrique Ornaghi, treinador de Badminton World Federation; e Camila Dionizio, treinadora das categorias de base da seleção feminina de handebol da Confederação Brasileira de Handebol, entre outros.

Gláucia Nuanes, coordenadora de Educação em Tempo Integral, destacou que a ação busca fortalecer a permanência dos jovens nas escolas, estimular o sentimento de pertencimento à comunidade escolar e promover o desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando relações interpessoais saudáveis e atenção à saúde física e mental.