O Circuito itinerante de Ciências de Mato Grosso (MT Ciências), vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), integrou a programação da 1ª Semana da Cultura Científica e Tecnológica de Torixoréu, entre os dias 11 e 13 de agosto. Durante o evento, 432 visitantes participaram das atividades.
Nos três dias de ação, os atendimentos foram divididos entre períodos da manhã e tarde, voltados à comunidade escolar, e período noturno aberto à população, das 18h30 às 21h30, todos realizados no Centro de Múltiplo Uso Prof.ª Lenir Neves.
Os moradores puderam conhecer a estrutura da carreta, considerada o maior museu itinerante de ciências do Brasil, com instalações interativas que cobrem diversas áreas do conhecimento. Entre as atrações, destacaram-se atividades com óculos de realidade virtual e o planetário digital do projeto.
Kassiana Galli, coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, ressaltou a importância da iniciativa para a difusão científica em municípios menores. “Nossa presença foi notável, atraindo a atenção de toda comunidade, que ficou fascinada com as abordagens inovadoras e criativas de unir ciência e tecnologia na educação”, afirmou.
Considerando a população de Torixoréu, estimada em cerca de 4,1 mil pessoas pelo IBGE, o número de atendimentos foi expressivo.
Durante o evento, os participantes também tiveram a oportunidade de descartar resíduos eletrônicos de forma correta através do programa Recytec, que promove o recondicionamento de computadores e conscientiza sobre o descarte adequado desses itens.
Kassiana lembrou que prefeituras, escolas e instituições públicas e privadas de Mato Grosso podem solicitar a presença do MT Ciências e Recytec em eventos enviando ofício à Seciteci.
Em 2024, o MT Ciências visitou 39 cidades e 124 escolas, realizando 21.176 atendimentos. Neste ano, o circuito já passou por municípios como Tangará da Serra, Confresa e Rondonópolis.