GeForce RTX 5060 Ti para 8 ou 16 GB? A comparação mostrou a diferença nos modelos

Fonte: CENÁRIOMT

GeForce
GeForce

A Tom’s Hardware realizou testes comparativos de dois modelos RTX 5060 Ti – com 8 GB e 16 GB de memória de vídeo – e compartilhou os resultados.

Quando a Nvidia anunciou a GeForce RTX 5060 Ti com 8 GB de memória de vídeo, a comunidade encontrou a novidade com desconfiança. Contra o pano de fundo das crescentes demandas de jogos modernos e da introdução generalizada do rastreamento de raios, tal volume há muito tempo é considerado insuficiente até mesmo para Full HD. Ao mesmo tempo, a empresa lançou uma versão do RTX 5060 Ti com 16 GB, que custa US$ 130 a mais.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com os testes de Hardware do Tom, em configurações médias em 1080p, ambos os modelos mostram um desempenho quase idêntico: a versão de 8 gigabytes está apenas 2-3% atrás.

No entanto, quando as configurações são aumentadas, a situação muda. Em 1080p em configurações ultra-estradas, o cartão júnior já é 11% inferior e com rastreamento ativo – até 26%.

[Continua depois da Publicidade]
GeForce RTX 5060 Ti para 8 ou 16 GB? A comparação mostrou a diferença nos modelos
GeForce RTX 5060 Ti para 8 ou 16 GB? A comparação mostrou a diferença nos modelos

Em 1440p Ultra, a diferença é em média de 18%, e em jogos com traços – quase 40%.

Em 4K, a diferença se torna crítica: um modelo com 8 GB perde 42% do desempenho. Em alguns jogos – por exemplo, Indiana Jones e Spider-Man 2 – RTX 5060 Ti 8 GB realmente não consegue executar jogos em configurações altas devido à falta de VRAM.

Apesar do fato de que o preço recomendado do RTX 5060 Ti 16 GB é US$ 130 mais alto, sua relação preço-desempenho é melhor do que a da versão de 8 GB, mesmo em 1080p. Nesta resolução em ultra-configurações, o modelo mais antigo fornece 7% a mais de FPS por dólar, a 1440p – por 17%, e a 4K – por 66%.

Os autores da comparação chegam à conclusão de que as placas de vídeo com 8 GB de memória não são mais tão eficazes quanto antes, e são suficientes apenas para jogos em baixa resolução e com configurações de baixa qualidade. Qualquer tentativa de melhorar a qualidade visual ou usar tecnologias modernas se dese desapara de uma limitação na quantidade de memória de vídeo.

 

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Rodrigo Lampugnani, formado em Ciência da Computação, é fundador do CenárioMT. Inovador no jornalismo digital, atua com tecnologia, fé e solidariedade, representando Mato Grosso em eventos nacionais.