A Escola Carlos Hugueney, localizada em Alto Araguaia, passou nesta quarta-feira (13.8) a funcionar como unidade cívico-militar da Rede Estadual de Ensino, tornando-se a 102ª escola do Estado a adotar o modelo.
A mudança foi anunciada pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e pela diretora regional de Educação do polo Rondonópolis, Andreia Cristiane de Oliveira, durante visita à cidade a 422 km de Cuiabá. A notícia foi recebida com entusiasmo pela comunidade escolar.
Com 91 alunos e 13 professores, a escola tem como patrono Carlos Hugueney, major do Exército e primeiro intendente de Alto Araguaia, então chamada Santa Rita do Araguaya, por volta de 1911. Para Alan Porto, o vínculo histórico reforça a identidade e simbolismo da nova etapa da unidade. “O momento representa mais do que uma mudança administrativa. É a promessa de um futuro com mais organização, valores e condições estruturais para que cada aluno desenvolva seu potencial”, afirmou.
Além da transformação para o modelo cívico-militar, a Seduc investirá R$ 4,6 milhões na melhoria da infraestrutura da escola, incluindo reforma e ampliação do bloco educacional, construção de um bloco administrativo, pórtico de entrada, quadra poliesportiva e vestiário. “Estamos construindo não apenas novos espaços, mas novas oportunidades para esses jovens, unindo disciplina, cidadania e ensino de qualidade”, destacou Porto.
O deputado estadual Sebastião Resende lembrou que a mudança foi aprovada pela comunidade em audiência pública na Câmara de Vereadores, mostrando apoio unânime ao projeto. Já a diretora Elizabeth Paes Teixeira destacou que os professores, metodologia de ensino e recursos tecnológicos permanecem os mesmos das escolas regulares, enquanto os militares da reserva auxiliam na direção e no monitoramento do pátio, entrada e saída dos alunos.