Clima é o maior desafio da humanidade, alerta Al Gore

Ex-vice-presidente dos EUA destaca a gravidade da crise climática e critica tarifas impostas por Trump ao Brasil.

Fonte: CenárioMT

Clima é o maior desafio da humanidade, alerta Al Gore
Clima é o maior desafio da humanidade, alerta Al Gore - Foto: TV Brasil

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, reforçou nesta terça-feira (12) que a crise climática representa o maior desafio que a humanidade já enfrentou, alertando para a falta de compreensão global sobre sua gravidade. Ele participou do evento “Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Democracia”, promovido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro.

Al Gore explicou que os extremos de temperatura e os desastres naturais recentes são sintomas claros dessa crise. Ele citou como exemplos a temperatura de 44ºC em São Paulo em fevereiro, os 50ºC registrados em Bagdá que levaram ao colapso da rede elétrica, as enchentes fatais e a chuva intensa que atingiu o Rio Grande do Sul no ano passado.

[Continua depois da Publicidade]

“A gravidade desta crise climática ainda não é totalmente compreendida por um número grande de pessoas. É o desafio mais sério que a humanidade já enfrentou”, afirmou o ex-vice-presidente.

Segundo ele, apesar das más notícias serem frequentes, iniciativas positivas podem transformar o cenário atual. Al Gore destacou a importância da liderança brasileira na COP30, que será estratégica para promover acordos globais e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

O ex-vice-presidente também elogiou a inovação brasileira do Global Ethical Stocktake (Balanço Ético Global), proposta liderada pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que busca dar maior voz à sociedade civil nas decisões climáticas.

[Continua depois da Publicidade]

Essa iniciativa prevê a realização de eventos intercontinentais independentes, reunindo líderes sociais, culturais, empresariais, científicos e políticos, para criar uma síntese global que será apresentada na COP30.

Crítica ao tarifaço de Trump

Al Gore aproveitou para criticar as tarifas de 50% impostas pelo governo Donald Trump a produtos brasileiros, justificadas por supostas perseguições a empresas americanas e ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O democrata ressaltou o histórico positivo da relação entre Brasil e Estados Unidos e pediu desculpas pelas ações do governo Trump.

“A relação entre Brasil e Estados Unidos não deve ser vista pelas lentes de Trump, Bolsonaro ou seus apoiadores. O povo dos EUA e do Brasil tem uma relação longa e mutuamente benéfica, que continuará independentemente dos acontecimentos”, declarou.

“Embora seja tradição não criticar o presidente do próprio país quando no exterior, peço desculpas pelas ações de Trump. São tempos perigosos não só nos EUA”, complementou Al Gore.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gabriela Cordeiro Revirth, independente jornalista e escritora, é uma pesquisadora apaixonada de astrologia, filmes, curiosidades. Ela escreve diariamente para o Portal de Notícias CenárioMT para partilhar as suas descobertas e orientar outras pessoas sobre esses assuntos. A autora está sempre à procura de novas descobertas para se manter atualizada.