Encontro técnico capacita cuidadores sociais para aprimorar acolhimento em Mato Grosso

Evento reuniu 70 cuidadores de três municípios para fortalecer práticas de acolhimento e ampliar a qualificação no atendimento a adultos e famílias.

Fonte: CenárioMT

Encontro técnico capacita cuidadores sociais para aprimorar acolhimento em Mato Grosso
Foto: João Reis/Setasc-MT

Cerca de 70 cuidadores sociais de Cuiabá, Várzea Grande e Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, participaram nesta terça-feira (12) do Encontro Técnico para Cuidadores do Serviço de Acolhimento para Adultos e Famílias. A capacitação, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), teve como foco contextualizar a política de assistência social e detalhar princípios e parâmetros do serviço de acolhimento.

O secretário da Setasc, Klebson Haagsma, destacou que o objetivo é orientar sobre competências e metodologias de trabalho junto a indivíduos e famílias atendidos, fortalecendo o vínculo com o público acolhido e garantindo práticas alinhadas às normativas. A abertura contou com falas da superintendente de Serviços Socioassistenciais, Maysa Persona, e da coordenadora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Jennifer Jeronymo, que ressaltaram a importância da qualificação contínua para melhorar o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Para a assistente social Aurenilce Lúcia Pinto, do Centro Pastoral para Migrantes, o encontro amplia o preparo para atender migrantes de diferentes países, como Venezuela, Colômbia e Cuba. Já Michele Metello, da Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, destacou a relevância de sensibilizar cuidadores sobre políticas sociais para evitar julgamentos e garantir proteção efetiva.

A programação incluiu mesas temáticas sobre o papel do cuidador no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), conceitos de cuidado, acolhimento à diversidade e reflexões sobre o atendimento à população LGBTQIAPN+. Palestrantes e especialistas discutiram desafios e responsabilidades éticas no trato com diferentes identidades e orientações, além de promover debates para aprofundar os temas abordados.