Sbpp alerta para urgência em projeto contra adultização infantil

A Sociedade Brasileira de Pediatria cobra rapidez na aprovação do PL 2.628/2022, que combate abuso e exploração sexual de menores no ambiente digital.

Fonte: CenárioMT

Sbpp alerta para urgência em projeto contra adultização infantil
Sbpp alerta para urgência em projeto contra adultização infantil - Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) solicitou à Câmara dos Deputados urgência na aprovação do Projeto de Lei 2.628/2022, que prevê medidas para prevenir, identificar e punir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em plataformas digitais. A proposta já foi aprovada pelo Senado.

O documento, encaminhado ao presidente da Câmara, Hugo Motta, reforça que é dever do Estado, da sociedade, das famílias e das empresas garantir que menores cresçam livres de violência. Para a entidade, cada dia sem regulamentação aumenta os riscos para milhões de crianças.

[Continua depois da Publicidade]

Dados da Central Nacional de Denúncias da SaferNet Brasil indicam que, apenas em 2024, foram registradas mais de 53 mil denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infanto-juvenil.

O texto alerta para perigos no ambiente digital, como cultura da sexualização, pornografia infantil, sexting, sextorsão, estupro virtual, grooming e uso criminoso de deep fakes. A SBP critica empresas de tecnologia que permitem a circulação de conteúdos ilegais e não priorizam a segurança e a privacidade infantil.

[Continua depois da Publicidade]

Hugo Motta afirmou que pretende pautar projetos que limitem a exposição de menores a conteúdos inadequados nas redes sociais. O debate ganhou força após denúncias do influenciador Felca Bress, que expôs perfis com milhões de seguidores usando menores em situações inadequadas para gerar engajamento e lucro.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.