O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) publicaram uma portaria conjunta autorizando a contratação temporária de até 9.580 profissionais pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa medida visa atender demandas temporárias para a realização de pesquisas estatísticas em todo o território nacional.
Distribuição das vagas
Das vagas autorizadas, 8.480 são destinadas ao cargo de agente de pesquisas e mapeamento, responsável pela coleta de dados em campo. Já as outras 1.100 oportunidades serão para supervisores de coleta e qualidade, que acompanharão e fiscalizarão o trabalho dos agentes.
Processo seletivo e duração dos contratos
Os candidatos serão selecionados por meio de um processo seletivo simplificado, com etapas como análise de currículo, títulos e, eventualmente, entrevistas, possibilitando uma contratação mais rápida em relação aos concursos públicos tradicionais.
Os contratos terão duração inicial de um ano, com possibilidade de prorrogação por até três anos conforme a necessidade do IBGE para conclusão das atividades. A publicação do edital com as inscrições deverá ocorrer em até seis meses a partir da data da portaria.
A remuneração dos temporários ainda será definida pelo instituto, considerando as limitações orçamentárias.
ENQUETE OFICIAL: Você ainda tem esperanças de que a economia do Brasil melhore após as eleições de 2026?
— CenarioMT (@cenariomt) August 14, 2025