A Azul informou nesta segunda-feira (11) o encerramento de suas operações em 14 cidades brasileiras. A decisão faz parte de um processo de racionalização de rotas iniciado em julho, visando ajustar a malha aérea diante do aumento dos custos operacionais e desafios financeiros.
De acordo com a empresa, a medida considera fatores como a alta do dólar, problemas na cadeia global de suprimentos e a disponibilidade da frota, além do atual processo de reestruturação.
As cidades que deixarão de receber voos da Azul são Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Campos (RJ); Correia Pinto e Jaguaruna (SC); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); Barreirinha (MA); Três Lagoas (MS); e Ponta Grossa (PR).
A Azul decidiu concentrar suas operações nos aeroportos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife, que atuam como hubs, o que resultará em uma redução nas conexões entre voos.
Processo de recuperação judicial
A companhia está em recuperação judicial nos Estados Unidos desde 28 de maio de 2025. Nesse contexto, firmou acordos de reorganização financeira com parceiros estratégicos, buscando captar US$ 950 milhões para fortalecer suas finanças.
O plano de reestruturação, avaliado em cerca de US$ 1,6 bilhão, inclui colaborações com as aéreas americanas United e American Airlines, além de negociações com credores e arrendadores de aeronaves.
A Azul assegura que as operações e vendas continuam normalmente, mantendo a validade de bilhetes, benefícios e pontos do programa Azul Fidelidade.